Três aeroportos do país - Cumbica, em Guarulhos, Galeão, no Rio de Janeiro, e o de Curitiba, no Paraná, receberão um equipamento com sistema para permitir o pouso de aeronaves em condições meteorológicas adversas e com baixa visibilidade.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aquisição dos equipamentos ILS (Instrument Landing System) Categoria III-A é um investimento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Caberá à Infraero a adequação da infraestrutura dos aeroportos para a instalação dos equipamentos.
O ILS III-A é instrumento de auxílio à navegação aérea, que permite que aeronaves pousem em condições meteorológicas adversas e com visibilidade de até 300 metros. O ILS III do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, já está instalado e em fase de homologação com previsão de funcionamento em setembro. A instalação dos equipamentos dos aeroportos de Galeão e de Curitiba estão em planejamento e ainda não há previsão de quando entrarão em funcionamento.
Segundo a Infraero, para o correto funcionamento do equipamento, as aeronaves também devem ter tal sistema e é necessário que os pilotos estejam capacitados para operá-lo. O investimento está previsto inicialmente apenas para os três aeroportos, segundo a Infraero.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora