• Carregando...

Brasília – A juíza Ellen Gracie, primeira ministra e primeira presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), entrará hoje para a história como a primeira mulher a assumir a Presidência da República. Sua permanência no principal gabinete do Palácio do Planalto, por algumas horas, se dará enquanto o presidente Luiz Inácio Lula estiver reunido em Puerto Iguazú, no lado argentino da fronteira com o Brasil, com os presidentes Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela) e Néstor Kirchner (Argentina) para discutir a questão energética na América do Sul.

Quarta na linha sucessória, Ellen Gracie assumirá a Presidência porque os substitutos imediatos do titular – o vice-presidente, José Alencar, e os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Aldo Rebelo – ficarão inelegíveis para as eleições de outubro se assumirem a Presidência da República. Por isso os três já foram convidados para fazer a mesma viagem com Lula, porque aquele, entre os três, que permanecer em solo brasileiro durante a ausência do presidente é obrigado a assumir seu lugar. Desde 1.º de abril até as eleições eles estão proibidos de assumir a Presidência – se o fizer não poderão disputar as eleições.

Entre os dias 11 e 13 próximos, a ministra Ellen Gracie deve assumir novamente o cargo, já que Lula deve viajar para Viena, para participar de uma reunião de cúpula da União Européia e América Latina. Neste caso, os demais substitutos do presidente também devem deixar o país.

Em visita ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo, hoje, a presidente do Supremo disse se sentir preparada para assumir o cargo máximo do país e ressaltou a simbologia do ato.

"Como foi minha posse no Supremo, isso é um marco da igualdade de gênero. É um momento simbólico para todas as mulheres e para a sociedade em geral. Cada vez que se quebra um preconceito fica mais fácil quebrar outros que ainda existem", avaliou Ellen Gracie.

Da reunião com Aldo Rebelo participaram líderes e relatores dos projetos de interesse do Judiciário.

Além do caráter institucional, da primeira visita ao presidente da Câmara Ellen aproveitou para pedir empenho dos deputados para votação de quatro projetos de interesse do Judiciário.

Um deles institui os processos virtuais, que vão permitir o barateamento de custos e agilização com o acompanhamento dasações pela internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]