Rio de Janeiro A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aplicará normas mais rígidas sobre a veiculação de anúncios publicitários de bebidas alcoólicas no Brasil, um dos países com maior consumo de álcool no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a Anvisa, será realizada uma audiência pública na próxima segunda-feira para discutir o texto final de uma resolução que regulará a publicidade comercial, visando à redução do consumo de álcool no Brasil.
A publicidade de bebidas com mais de 0,5 grau de álcool, como as cervejas, não poderá sugerir o consumo com cenas, ilustrações, sons e imagens que associem esses produtos "a estereótipos de sucesso e integração social".
"Também não poderão ser usados recursos gráficos e audiovisuais do universo infantil ou juvenil, nem induzir o consumidor a comportar-se de forma nociva à sua saúde e segurança", segundo a Anvisa.
Associação
Os anúncios publicitários de bebidas com mais de 13 graus, como o conhaque, o uísque ou a cachaça (que atualmente são permitidos no rádio e na televisão somente entre as 22 e as 6 horas) não poderão associar o consumo a práticas de esportes, festas ou veículos.
Também estão vedadas as associações com idéias de sucesso e sexualidade ou o uso de frases ou palavras que induzam ao consumo, como "experimente", "beba" ou "tome".
Todos os anúncios serão ainda obrigados a inserir mensagens de advertência sobre a dependência física, psíquica e química associada ao consumo do álcool.
Prejudicial
As mensagens também deverão informar que o álcool é responsável por diversas doenças, além de provocar acidentes de trânsito.
O texto final da resolução entrará em vigor em meados de 2007, com um prazo de adequação para fabricantes, anunciantes, agências de publicidade e meios de comunicação.