O frio e a garoa fina em Curitiba não assustaram os católicos que acompanharam as principais celebrações da Paixão de Cristo ontem, na Sexta-feira Santa missas, procissões e a encenação do grupo Lanteri sobre a morte e ressurreição de Cristo.
Os eventos religiosos começaram por volta das 15 horas na Catedral Basílica de Curitiba. O arcebispo dom Moacyr Vitti conduziu a celebração da Paixão do Senhor. A igreja ficou lotada de fiéis, que beijaram a imagem de Jesus Cristo na Cruz.
"O grande significado desta data é a paixão e a morte de Cristo. É a maior manifestação pelo bem da humanidade e para trazer a vida e a ressurreição", disse Vitti, que destacou também a simbologia da libertação representada pela Páscoa.
Às 15h45 saiu da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, a procissão da Sexta-feira da Paixão. Com a imagem de Jesus Morto, os participantes seguiram em caminhada e encontram outras procissões em direção à Catedral para nova celebração do beijo da cruz.
Espetáculo
Às 19 horas, quase 10 mil pessoas assistiram ao espetáculo do Grupo Teatral Lanteri, realizada pela primeira vez no BioParque, no bairro Uberaba o tradicional cenário da encenação, a Pedreira Paulo Leminski, está em obras.
Segundo o diretor de produção, Edson Martins, a montagem precisou ser adaptada ao novo lugar. "Na Pedreira tínhamos mais espaço e os cenários eram distantes. Aqui não. Tudo foi feito no mesmo palco." Neste ano, 1,2 mil pessoas estiveram envolvidas na apresentação. Sendo 800 atores, entre crianças, jovens e adultos.
Hoje, dom Moacyr Vitti celebra a missa da Vigília Pascal às 20 horas na Catedral. Amanhã, a missa da Ressurreição do Senhor acontece às 10 horas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora