O espetáculo "Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo", apresentado pelo grupo Lanteri na Pedreira Paulo Leminski, e a Procissão do Senhor Morto, no centro da cidade, são os maiores e mais tradicionais eventos da programação religiosa e cultural da Páscoa, que começa hoje. Além das celebrações religiosas, o feriado terá festas típicas ucraniana e polonesa.
A apresentação do grupo Lanteri costuma atrair 20 mil espectadores a cada ano. O espetáculo, que conta com o trabalho de 1,2 mil pessoas, entre atores, técnicos e figurantes voluntários da comunidade, não se restringe à Paixão de Cristo e encena episódios como o Sermão da Montanha e o apedrejamento da adúltera. A edição desse ano terá algumas mudanças. Além de modificações no enredo, o público vai acompanhar a narração das cenas.
O grande evento religioso da semana será a Procissão do Senhor Morto, que reúne sete paróquias do centro da cidade. Cerca de 20 mil fiéis deverão acompanhar a imagem do Senhor Morto no trajeto entre o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Catedral Metropolitana. Na Catedral acontece o beijo dos fiéis na cruz. Esta ano ainda haverá o recebimento de alimentos não perecíveis para a Coleta do Jejum, campanha beneficente da Arquidiocese de Curitiba.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora