Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
paraná

Palácio Iguaçu recebe iluminação especial por causa do Outubro Rosa

Além do Palácio Iguaçu (foto), o Jardim Botânico e a Praça do Japão também vão aderir à campanha | Pedro Ribas/Agência Estadual de Notícias
Além do Palácio Iguaçu (foto), o Jardim Botânico e a Praça do Japão também vão aderir à campanha (Foto: Pedro Ribas/Agência Estadual de Notícias)

Em homenagem ao "Outubro Rosa", a sede do governo do Paraná recebeu uma iluminação especial cor-de-rosa na noite desta terça-feira (1). A ideia do movimento é promover a conscientização das pessoas na realização de exames precoces para diagnosticar o câncer de mama e, assim, prevenir uma maior incidência da doença.

Além do Palácio Iguaçu, outros monumentos públicos de Curitiba vão ganhar iluminação temática para chamar a atenção para a campanha: a Praça do Japão e a estufa do Jardim Botânico, que serão iluminados a partir das 19h de quinta-feira (3). No Botânico, o ato será marcado por uma cerimônia que contará com a presença do prefeito Gustavo Fruet, secretários municipais, vereadores e parceiros como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Fundação de Ação Social (FAS).

Ao longo de todo o mês, a prefeitura e o governo do estado promoverão atividades ligadas à prevenção do câncer de mama.

Outubro Rosa

O mês da conscientização e combate à doença surgiu em 1990, em Nova York, e tem por objetivo alertar as mulheres dos riscos do segundo tipo de câncer mais comum do mundo, que afeta 22% dos casos novos anualmente. Apesar de afetar mais comumente as mulheres, esse tipo de câncer também pode vitimar os homens.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem ser registrados 3,1 mil novos casos no Paraná somente neste ano. Em 2011, 804 pessoas morreram no estado por causa do câncer de mama, número que subiu para 815 em 2012, segundo o governo do estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.