• Carregando...

A mortalidade infantil caiu de 35,62%, em 2002, para 16,14% no início deste mês em Palmas, na região Sudoeste. Este foi um dos melhores desempenhos do Paraná, o que ajudou a reduzir em 16,7% a taxa no estado. Este ano, das 991 crianças nascidas vivas na cidade, 16 morreram antes de completar um ano de idade. Em 2005 foram 22 mortes entre as 1.107 crianças nascidas na cidade.

Palmas é um dos maiores municípios do Paraná em área geográfica, possui grandes fazendas, áreas de reflorestamento, agricultores sem-terra que ainda não foram assentados e reserva indígena, o que dificultava as ações para diminuir a taxa de mortalidade infantil no município, até que a comunidade dinamizou o comitê municipal de prevenção da mortalidade infantil.

Atendimento

A redução da taxa de mortalidade deveu-se muito ao protocolo de exame de pré-natal próprio do município e ao aumento de ofertas do número de consultas em ginecologia, obstetrícia e pediatria nos postos de saúde da cidade. Também foi importante a descentralização da obstetrícia, que passou a atender nos bairros e na zona rural.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]