O índice de voos atrasados nos Aeroportos de Congonhas (São Paulo), Confins (Belo Horizonte) e Santos Dumont (Rio) na véspera deste carnaval foi o maior desde 2007 - ano do apagão aéreo. Nesta sexta-feira (12), 237 das 507 decolagens marcadas para esses três aeroportos até as 23 horas haviam atrasado mais de meia hora, o que corresponde a um índice de 46,7%.
O recorde dos principais aeroportos brasileiros ficou com o paulistano: 54,9% dos 244 voos marcados para Congonhas acabaram atrasando. No total de todos os aeroportos brasileiros, 29,2% dos 2.206 voos programados haviam registrado atraso, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Grande parte dos problemas registrados ontem está relacionada a uma queda no sistema de check-in da Gol Linhas Aéreas. Segundo a companhia, o problema foi registrado na madrugada e, por várias horas, o check-in teve de ser feito manualmente nos Aeroportos de Congonhas, Confins, Porto Alegre e Galeão (Rio). O inconveniente causou enormes filas, até o sistema voltar a funcionar. O boletim da Infraero das 23 horas apontava que 68,2% do total de atrasos em voos nacionais no dia foi da Gol.
No Aeroporto Santos Dumont, no Rio, a dona de casa Maria Luísa Carvalho pegou um dos 55 voos que atrasaram até as 23 horas da noite - a porcentagem de atraso naquele aeroporto foi de 34,6%. "Fiquei uma hora só na fila do check-in. Estava bem devagar", disse a vovó, que voou do Rio a São Paulo apenas para buscar o neto e iria voltar para o carnaval carioca hoje pela manhã.
Em Belo Horizonte, o atraso também atrapalhou a vida de vários foliões que tentaram se antecipar e viajar mais cedo para passar o feriado fora. De acordo com a Infraero, 46,2% dos 104 voos até as 20 horas haviam atrasado em Cofins. "A fila estava enorme. Demorei mais de duas horas para fazer o check-in", disse a aposentada Vânia Navarro. Ela saiu de Belo Horizonte na manhã de ontem em direção a São Paulo e não queria passar um carnaval comum. Escolheu como destino Istambul, na Turquia, e seu voo para o Oriente sairia hoje do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. "Só espero que não atrase tanto como este", disse a mineira.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora