Brasília – Uma pane inédita no sistema de rádio do Cindacta-1, o centro de controle de tráfego aéreo sediado em Brasília, voltou a provocar atrasos de vôos e tumultos nos aeroportos, ontem, principalmente em Brasília, São Paulo e Rio.

CARREGANDO :)

No começo da noite, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que determinou às empresas aéreas a suspensão de todos os vôos com origem nos aeroportos de Brasília, Congonhas (SP) e Confins (MG) a partir das 19h30 de ontem, exceto aqueles da ponte aérea Rio-São Paulo.

A medida adotada teve como objetivo liberar os aeroportos para receberem os vôos em atraso.

Publicidade

A Anac recomendou aos passageiros que tiveram vôo cancelado ontem que procurassem hoje a companhia aérea para verificar quando poderão embarcar.

Normalização

A expectativa da agência reguladora é que a situação esteja normalizada a partir desta manhã. No início da noite de ontem, o aeroporto de Congonhas já estava lotado e havia atrasos de até seis horas. Por volta das 20 horas, o serviço de som do aeroporto informava que não havia previsão de embarque.

O Comando da Aeronáutica não descarta a possibilidade de sabotagem e determinou a abertura de sindicância com participação da Polícia Federal para fazer varreduras e tentar identificar as causas.

A depender do resultado da sindicância, de 30 dias, é possível a instauração de um novo Inquérito Policial Militar.

Publicidade

Caos

Os tumultos nos aeroportos começaram em outubro, com uma "operação-padrão’’ dos controladores, prosseguiram por questões climáticas e chegaram a padrões caóticos com as chuvas de segunda-feira, especialmente em São Paulo.

A pane da central de áudio de Brasília agrava o problema e crescem as suspeitas sobre a segurança do sistema de controle de tráfego aéreo no Brasil.

Aprofunda, também, o clima de beligerância entre o Comando da Aeronáutica e os controladores. Desde o início da crise, já caíram tanto o comandante do Cindacta-1 quanto o do próprio Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ao qual é vinculado.