Um blecaute no começo da noite de quinta-feira deixou 700 mil paulistanos no escuro. Moradores de bairros das zona sul e oeste incluindo Jardins, Morumbi, Brooklin, Butantã, Sumaré, Pinheiros, Vila Pompeia, Jaguaré, Lapa e Vila Madalena, começaram a sentir os efeitos do apagão por volta das 19 horas. Osasco, na Região Metropolitana, também ficou sem luz.
A Eletropaulo informou que o problema foi causado por uma pane na Subestação Milton Fornasaro da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), no Jaguaré, zona oeste. Em nota, a Cteep admitiu que, às 19h06, "houve uma ocorrência" em uma das barras de energia que desligou três transformadores, interrompendo parcialmente o fornecimento de energia à Eletropaulo. "Um dos transformadores foi restabelecido às 19h32, normalizando o abastecimento para a distribuidora. Às 20h15 foi recomposto o segundo transformador, normalizando a condição operacional da subestação. A companhia está tomando as providências necessárias para recomposição do terceiro transformador e consequente normalização total da subestação", afirmava a nota. As causas do desligamento estão sendo analisadas pela Cteep.
Mesmo com a normalização parcial, alguns bairros permaneciam às escuras por volta das 21h. Segundo a companhia, essas regiões não tiveram o fornecimento de luz restabelecido porque a distribuidora das subestações menores opera em cadeia e leva tempo para que a energia volte a todos os domicílios.
É o segundo apagão em São Paulo em pouco mais de um mês - o anterior, em 7 de junho, chegou a durar mais de três dias em bairros da Região Metropolitana. Em fevereiro, uma pane na Subestação Bandeirantes da Cteep deixou 627 mil imóveis sem luz na cidade e afetou mais de 2,5 milhões de pessoas. Até o fim do verão passado, diversos "miniapagões" também foram registrados na cidade. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora