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Rio – Uma pane no sistema que concentra a rede de dados da TAM em todo o país causou transtorno para os passageiros que tentaram embarcar ontem de manhã no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. Eles tiveram problemas semelhantes aos ocorridos nos cinco dias que antecederam o Natal: ficaram até três horas para fazer o check-in e sofreram com atrasos de até sete horas nos vôos.

A TAM informou, por meio de nota, que a queda do sistema começou às 10h50 e durou 33 minutos, mas uma funcionária da companhia, que trabalha no balcão de atendimento e pediu para não ser identificada, negou a informação. "O sistema só foi restabelecido depois de quase duas horas fora do ar", declarou. Os funcionários tiveram de fazer o check-in manualmente, o que aumentou a fila e a insatisfação do passageiro.

Os clientes da companhia voltaram a reclamar da prática de overbooking (venda de passagens em número superior ao de vagas), das malas extraviadas e da falta de informação. "É uma incompetência geral. Alguém não está trabalhando corretamente", reclamou o engenheiro Décio Rocha, de 56 anos, que viajaria para Porto Alegre.

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