Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tentativa

Panetone gigante racha e fica de fora do Guinness

Depois de 20 dias de planejamento e 13 horas de preparação, panetone foi distribuído à população | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Depois de 20 dias de planejamento e 13 horas de preparação, panetone foi distribuído à população (Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo)

Um panetone gigante de 346,4 kg, assado ontem em Colombo, quase colocou o Pa­­raná no Guinness Book, o Livro dos Recordes. O projeto, idealizado pelo Sindicato da In­­dústria de Panificação e Con­­feitaria no Estado do Paraná (Sipcep), levou 20 dias para ser elaborado, e só não obteve o título de maior do mundo porque quebrou ao ser retirado da forma. O representante do Guinness Book no Brasil, Moacir Nóbrega, afirmou que o panetone é o maior do mundo, mas não pôde atestar a quebra do recorde porque a regra prevê que ele esteja inteiro. "Infelizmente, o recorde não foi quebrado, mas vamos enviar o registro a Londres, sede do Guinness, para ver o que pode ser feito."

A tarefa não foi fácil desde o início. Ontem, quando foi realizado o primeiro e único teste para ver se a iniciativa daria certo, a luz acabou, e a equipe ficou sem saber se o panetone gigante faria bonito no dia seguinte. Hoje, o alimento começou a ser preparado às 4 horas, entrou no forno às 10h30 e foi retirado às 17 horas. De toda forma, a ação valeu a pena, segundo os organizadores. "Fizemos o panetone não só com o objetivo de entrar para o livro, mas também por uma boa ação, no caso, distribuí-lo a uma instituição de caridade", afirma o técnico em panificação José Fernandes, responsável pela coordenação do trabalho. Me­­tade do panetone foi distribuída à população, e metade ao Pequeno Cotolengo.

O presidente do Sipcep, Joaquim Cancela Gonçalves, conta que a iniciativa de criar doces e salgados gigantes não é de agora. "No ano passado, fizemos um bolo de 313 kg em homenagem ao aniversário de 313 anos de Curitiba, além de um pão de 1.571 kg que entrou para o Guinness". Neste ano, o sindicato quis criar algo diferente, acreditando não haver registros no livro de um panetone gigante. Havia (o recorde anterior é de 282 kg), mas a própria direção do Guinness propôs ao Sipcep o desafio de um novo recorde. "Eles nos contataram e deram autorização para que tentássemos fazer um maior. Infelizmente, ocorreu esse problema", lamenta Gonçalves, que, junto com os organizadores, espera por um veredito feliz por parte do Guinness.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.