São Paulo - Dois bondinhos foram instalados ontem para substituir os antigos veículos que faziam o trecho entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, na zona sul do Rio, há 37 anos. A concessionária Caminho Aéreo Pão de Açúcar investiu cerca de R$ 8 milhões nos novos veículos, produzidos na Suíça. As informações são da Agência Brasil.
Os novos bondinhos têm vidro escurecido e um novo sistema de ventilação. Nos sete dias em que ficou fechado, o trecho Urca-Pão de Açúcar também teve seu sistema eletrônico modificado. Os dois bondinhos que faziam o primeiro trecho, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca, já haviam sido trocados no ano passado.
"Não é só um novo bondinho, mas é todo um novo sistema digital", afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto, que participou da inauguração. "Vai dar mais segurança a um dos principais pontos do turismo no Rio, um grande ícone nosso. Isso mostra que o bondinho é compatível com o avanço tecnológico no mundo."
O teleférico do Pão de Açúcar foi instalado em 1912. Desde então, cerca de 37 milhões de pessoas já foram transportadas por ele. Diariamente, em média, 2,5 mil pessoas visitam o ponto turístico.