O papa Francisco abençoou nesta segunda-feira (29) o pálio que 46 arcebispos metropolitanos receberão, entre eles o de Curitiba (Paraná), Dom José Antônio Peruzzo, durante a missa de solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, realizada na basílica de São Pedro, no Vaticano.
Dom José nasceu em Cascavel e foi ordenado padre no dia 22 de dezembro de 1985. Foi nomeado arcebispo metropolitano de Curitiba em janeiro e assumiu o cargo em março deste ano.
Durante a celebração da missa, o pontífice lembrou as perseguições aos cristãos no passado e ainda hoje. O pálio é uma faixa de lã branca decorada com bordados em formato de cruz, colocada sobre os ombros dos arcebispos e que simboliza a ovelha carregada por Jesus Bom Pastor.
“A Igreja quer-vos homens de fé, mestres de fé: que ensinem os fiéis a não terem medo de tantos Herodes que afligem com perseguições, com cruzes de todo o gênero. Nenhum Herodes é capaz de apagar a luz da esperança daquele que crê em Cristo”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença da delegação do Patriarcado Ortodoxo de Constantinopla, que tradicionalmente participa da missa de solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, assim como uma delegação da Santa Sé viaja para Istambul, na Turquia, sempre no dia 30 de novembro por ocasião do dia de Santo André.
O arcebispo de Curitiba é natural de Cascavel, nasceu em 1960 e foi ordenado padre em 1985. Foi nomeado bispo de Palmas e Francisco Beltrão pelo papa Bento XVI, em 24 de agosto de 2005, e ficou no comando daquela diocese de 11 de dezembro de 2005 até março de 2015. Tem mestrado e doutorado em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora