O Papa Bento XVI nomeou o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a nomeação ocorreu em 14 de dezembro, mas só foi anunciada na terça-feira (4), pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Dom João sucederá o cardeal francês Franc Rodé, que pediu renúncia da função por limite de idade. Ele tem 76 anos e, segundo prevê o Código de Direito Canônico, só pode ocupar a posição até os 75 anos.
Nascido em Mafra (SC), em 24 de abril de 1947, Dom João já foi bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES), bispo de Ponta Grossa (PR) e arcebispo de Maringá (PR). Em 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo de Brasília.
Dom João é membro da CNBB desde 1994. Segundo a Conferência, em Roma, ele irá coordenar o trabalho da Congregação que se ocupa das Ordens e Congregações Religiosas, com os Institutos seculares, as Sociedades de Vida Apostólica, a Vida Eremítica, as Virgens Consagradas e suas associações e com as novas formas de Vida Consagrada.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora