O papa Bento XVI nomeou ontem um novo bispo para os 161 mil fiéis de rito ucraino-católico espalhados pelo Brasil, especialmente no Paraná. O padre Meron Mazur, 43 anos, é provincial da Ordem de São Basílio Magno e trabalha na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Ele será auxiliar do eparca dom Efraim Krevey – eparca é o termo usado para designar os bispos nas igrejas católicas orientais, como a ucraniana.

CARREGANDO :)

"Fiquei surpreso com a nomeação, me sinto limitado, mas sei que com a ajuda das orações dos fiéis serei capaz de cumprir essa nova missão dentro da Igreja", disse ontem o novo bispo. A data da ordenação episcopal está provisoriamente marcada para 26 de fevereiro, em Prudentópolis, cidade natal do novo bispo.

Dom Efraim contou que a nomeação ocorreu por sua sugestão. "Em agosto participei do Sínodo dos bispos ucraino-católicos em Lviv (Ucrânia) e pedi a nomeação de um bispo auxiliar para nossa eparquia, pois já ultrapassei o limite de idade e apresentei minha renúncia ao Papa", afirmou. Os ucranianos brasileiros já tem outro bispo, dom Volodemer Koubetch, que é coadjutor – auxiliar que têm direito à sucessão quando o bispo ordinário deixa o posto. O Sínodo recebeu de dom Efraim uma lista com sugestões para o episcopado e escolheu um nome. O processo passou por Roma e pela nunciatura apostólica, em Brasília, antes da nomeação pelo Papa.

Publicidade

Outro padre brasileiro, o catarinense Dionísio Lachovicz, será ordenado bispo junto com o padre Mazur. Ele foi nomeado para a cúria do cardeal Lubomyr Husar, arcebispo-maior de Kiev, e trabalhará na Ucrânia, onde já estava morando.