O papa Bento XVI nomeou, na manhã desta quarta-feira (3), Dom Francisco Carlos Bach como bispo da diocese de São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba. Ele sucede Dom Ladislau Biernaski, que faleceu em fevereiro deste ano.
Segundo nota divulgada pela diocese, Dom Francisco Carlos Bach atua sob o lema episcopal "In manus tuas" (Nas suas mãos). Nascido em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, em 4 de maio de 1954, ele foi ordenado presbítero em 1977, aos 23 anos de idade. Em 2005, Dom Francisco foi ordenado bispo.
Trajetória
Na diocese de Ponta Grossa, ele prestou serviços como ecônomo e professor do Seminário São José, pároco de São Jorge, coordenador diocesano de pastoral, vice-pároco da catedral e professor do Instituto Filosófico e Teológico Mater Ecclesiae.
O bispo estudou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e Teologia no Studium Theologicum, também na capital paranaense. Dom Francisco Carlos Bach é mestre em Direito Canônico, pela Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália.
Como bispo, foi membro da presidência do regional sul da Congregação Nacional dos Bispos do Brasil. Em 2005, havia sido nomeado bispo de Toledo, na região Oeste, posto que ocupava até ser transferido a São José dos Pinhais.
A diocese
A diocese de São José dos Pinhais abrange 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Tijucas do Sul, Piraquara, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Agudos do Sul, Piên, Quitandinha, Contenda, Araucária, Campo do Tenente, Rio Negro e Lapa, além de São José dos Pinhais.
Segundo um levantamento do Vaticano, a comunidade católica nestes municípios soma cerca de 530 mil fiéis. Como bispo da diocese, Dom Francisco Carlos Bach coordenará uma equipe de 69 sacerdotes, 65 religiosos e 33 diáconos permanentes.
Boas-vindas
Por meio de nota oficial, o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, desejou boas-vindas à Dom Francisco. "O prefeito e a comunidade aguardam carinhosamente a chegada de Dom Francisco, celebrando o povo de Deus que vive na diocese de São José de Pinhais", diz a nota.