Papiloscopistas do Paraná se juntam a profissionais do resto do país para pedir que a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione o projeto de lei que muda a nomenclatura do cargo. Hoje é o último dia para a sanção total ou parcial. No Paraná, 400 papiloscopistas paralisaram as atividades parcialmente nesta quinta-feira (1º). Só em Curitiba, cerca de 200 profissionais participaram de mobilização na sede central da Polícia Civil, segundo o papiloscopista Luciano Calheiro Caldas, que participou do ato.
Ele explica que o projeto de lei apenas muda o nome da profissão. Assim, papiloscopistas passariam a ser chamados de peritos oficiais em papiloscopia. Segundo o movimento, a alteração no nome pode dar mais segurança jurídica e fortalecer as provas periciais.
"Um laudo que não tem nomenclatura de perito às vezes é questionado judicialmente. Sendo peritos, não corremos o risco desse tipo de questionamento", explica Caldas. Ainda de acordo com ele, a paralisação parcial do serviço nesta quinta-feira não deve interferir em outros serviços. Na sexta-feira, os trabalhos devem transcorrer normalmente.
A mudança é apenas do nome e não altera salários ou outras características da categoria. Em Brasília, representantes da Federação Nacional do Papiloscopistas se reúnem em frente à Esplanada dos Ministérios para pressionar a presidente a sancionar a lei. O número de participantes não foi confirmado pela Federação até às 17h30 desta quinta.O que é
Os papiloscopistas produzem laudos sobre autoria de crimes, identificam cadáveres por impressão digital ou reconstituição facial. O projeto que deve ser sancionado pela presidente regulamenta a profissão e a inclui como perito oficial criminal.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião