• Carregando...
Leonardo Vidal, 19 anos, é um dos alunos da Apae de Matinhos que usa o serviço do Rotary | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Leonardo Vidal, 19 anos, é um dos alunos da Apae de Matinhos que usa o serviço do Rotary| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Os problemas estruturais no litoral paranaense são visíveis. A falta de acessibilidade em vias e calçadas também é obstáculo para aproveitar o verão. Para amenizar o problema, o Rotary Clube de Matinhos oferece, há quatro anos, um serviço gratuito de cadeiras anfíbias, adaptadas para levar deficientes físicos ou qualquer pessoa com alguma dificuldade de locomoção até o mar.

"A procura maior é dos veranistas que querem chegar até a água, mas não podem porque as cadeiras de rodas comuns atolam na areia e a maresia corrói tudo depois. Essas cadeiras [anfíbias] são de plástico e as rodas são mais largas, para facilitar o acesso à areia e à água da praia", explica a presidente do Rotary, Silvia Lenz César.

Desde o verão passado, os idealizadores do projeto firmaram uma parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Matinhos e trazem as crianças para usufruir do serviço. "Esse projeto é maravilhoso porque tira o cadeirante lá do calçadão e dá a ele o direito de vir aqui na água. Isso ajuda na saúde dos nossos alunos, esse contato com a natureza, com o meio ambiente em que eles vivem", afirma a assistente social da Apae, Ivonise Marques.

Leonardo Vidal, o Léo, de 19 anos, é um dos alunos que aproveita as cadeiras adaptadas para chegar à praia. Gentil, as palavras não são necessárias para saber a opinião dele sobre o projeto. Ele beija as mãos da mãe, Marli Viana, da presidente do Rotary Clube e da assistente social . O sorriso exibido no caminho até o mar mostra a importância da iniciativa. "Tudo o que vem em benefício dos meus filhos é benefício para mim também, esse projeto é muito bom", complementa, com palavras, a mãe de Léo.

O projeto começou quando Silvia descobriu que as cadeiras anfíbias estavam sendo comercializadas em Curitiba, então mobilizou as pessoas para arrecadar o dinheiro que pagou duas cadeiras. "Neste ano nós compramos a terceira e, em breve, vamos conseguir a quarta. Então, o projeto vai ser estendido para a Praia Brava. Temos a intenção de fazer outras campanhas para levar aos outros balneários, chegar até Pontal do Paraná", afirma, animada, a presidente.

Serviço

No Litoral do Paraná, as cadeiras anfíbias estão disponíveis em Matinhos e Guaratuba.

Em Matinhos, o serviço do Rotary fica na Praia Mansa, todos os dias.

Em Guaratuba, a atividade é oferecida pela Secretaria Municipal do Bem-Estar e Promoção Social e está disponível aos fins de semana na Praia Central. Ao longo da semana, também é possível usar as cadeiras, mas é preciso ir até a secretaria (Av. 29 de abril) para isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]