Calorão no zoo de CuritibaO forte calor registrado nesta sexta-feira (24) em Curitiba não afetou apenas os moradores da cidade, mas também os animais do Zoológico Municipal. Para ter um pouco de refresco, alguns deles ganharam "sorvetes" feitos com frutas congeladas e outros até tiveram chuveiros instalados nos seus recintos, como as aves e os pequenos primatas.
A Prefeitura de Curitiba declarou que quando os termômetros batem a marca dos 30º C, como no dia de hoje, os animais recebem uma dieta especial, que serve como forma de incentiva-los a se alimentar melhor, já que no calor os animais têm menos fome e as frutas ajudam a repor os nutrientes.
Além disso, o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Alexander Biondo, contou que os presentinhos têm ainda uma função terapêutica. "São pequenos truques para tirá-los da rotina e promover um enriquecimento ambiental aos animais", disse Biondo em entrevista ao site da prefeitura.
O Zoológico de Curitiba tem mais de 1,8 mil animais de 130 espécies, entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis. Mas nem todos conseguem aguentar tão bem esse calorão.