Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Para Lula, Brasil era “desarranjado” antes de ele assumir a Presidência

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em discurso na 1.ª Conferência Nacional de Economia Solidária, que antes dele o "Brasil era uma coisa meio desarranjada" e revelou que chegou a se questionar sobre se deveria disputar a Presidência diante de algumas avaliações de que o país iria quebrar. "O Brasil era uma coisa meio desarranjada. As pessoas achavam que não iria dar certo. Economistas sérios como o Paul Singer e Maria da Conceição Tavares achavam que eu teria muitas dificuldades. Alguns achavam que o Brasil estava quebrado e eu dizia: ‘Diabo, vocês são meus amigos, dizem que o Brasil está quebrado e querem que eu seja presidente da República?’", afirmou.

O presidente comparou o país que recebeu com um avião com peças desmontadas. "O Brasil quando nós pegamos era assim", continuou.

Outro Brasil

Segundo Lula, ele conseguiu "arrumar a coisa" e hoje o Brasil é outro "de tal ordem que alguns críticos do passado não sabem como explicar como é que a gente resolveu o problema da economia brasileira".

Lula citou como exemplo o fato de no ano passado o governo ter devolvido ao Fundo Monetário Internacional (FMI) US$ 15,6 bilhões; saldar (dívidas com) o Clube de Paris e pagar a dívida das moratórias do tempo do ex-presidente José Sarney. "A poupança interna passou de 17% para 32%", complementou.

"Café no bule"

O presidente citou ainda a inclusão bancária que, segundo ele, permitiu o acesso de 6 bilhões de pessoas a instituições bancárias.

"Até então o pobre não sabia entrar na agência porque não era atendido. Não tinha café no bule", disse.

Conforme o presidente, antes dele, "o Brasil não estava preparado para cuidar da parte mais pobre do país".

No segundo ato de que participou depois de ter lançado sua candidatura à reeleição, o presidente ouviu do presidente da Cooperativa Geralcoop, Niro Rossi Nobre Barrios, que a entidade irá ajudar na campanha.

"O senhor pode contar para sua reeleição com essa grande parcela de pessoas para pôr em prática um novo modelo de desenvolvimento", afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.