Foz do Iguaçu, região Oeste do estado, de acordo com o estudo do Ministério da Saúde - que organizou o mapa da violência -em 2000, aparecia na 33ª posição, com índice de violência de 1,43. No ano seguinte a cidade já figurava o 21º lugar, com 1,69. Em 2002, com índice de 1,86, ocupava a 19ª colocação. Já em 2003, Foz do Iguaçu voltou a 21º - 1,69.

CARREGANDO :)

O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), informou que as causas do alto índice de violência na cidade está relacionado com o desemprego, a impunidade, a economia informal em virtude da fronteira, a presença dos adolescentes nas ruas e o modelo de segurança.

"O governo do Paraná tem sido omisso em questão de segurança em Foz do Iguaçu. Hoje nós trabalhamos com metade do efetivo de policiais civis e militares que tinha há 10 anos. A nossa Guarda Municipal é que tem feito esse trabalho", disse Mac Donald. E complementa: "Esse modelo de segurança que o governo do estado envia um delegado para a cidade não dá resultado. Ele (delegado) não conhece a realidade".

Publicidade

Mac Donald informou ainda que não existe nenhum estudo profundo para saber os motivos que levaram a morte das pessoas. E que a prefeitura está realizando essa pesquisa, para, com base nos resultados, adotar políticas eficazes contra a criminalidade.

Reação

O secretário Estadual de Segurança Pública, Luis Fernando Delazzari, reagiu dizendo que "o prefeito de Foz tem que se preocupar mais em dar explicação sobre o seu secretariado que tá envolvido em corrupção", disse. "Em Foz, o problema não é o efetivo policial e sim a ausência de uma política social. Lá, o crime está relacionado ao tráfico de drogas e armas, e ao contrabando".

Segundo o secretário, os casos de homicídios na cidade caiu do ano de 2004 para 2005. "Neste ano, dos 260 homicídios registrados 131 foram resolvidos, mais da metade".

Publicidade