Brasília O presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, disse que não está preocupado com a possibilidade de o partido perder espaço no novo Ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como indicou o próprio Lula. Na quarta-feira, o presidente dissera que que o partido já tem o cargo mais importante no governo, que é o de presidente da República.
Marco Aurélio disse que o partido tem consciência de que o presidente terá que fazer um governo de coalizão com as forças que o ajudaram na reeleição, e afirmou que o PT terá o espaço que merece no Ministério.
"Não, não preocupa, eu sempre declarei que este é um governo de coalizão, que se dá em torno de programas de governo. Devem participar dele todas as forças que aprovam os programas", disse.
A bancada do partido na Câmara, no entanto, depois de uma reunião de quase quatro horas, decidiu que o partido tem que defender seu espaço no segundo mandato de Lula.
Os deputados petistas deram o tom de como vão proceder durante o processo de formação da equipe do próximo governo: vão brigar por espaços ideológicos, políticos e administrativos.