Maceió O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PC do B-SP), disse ontem, em Maceió, durante a inauguração da nova sede da Diretoria Regional dos Correios, em Alagoas, que há grande possibilidade de o partido apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Esse apoio só não acontecerá se houver uma barreira intransponível", afirmou, sem explicar qual seria.
Rebelo descartou sair como candidato a vice-presidente na chapa de Lula e disse que o vice-presidente José Alencar (PMR) é um bom nome para compor. "Se ele (Alencar) não quiser, há outros bons nomes para fazer parte da chapa de vice do presidente Lula", acrescentou, mas sem citá-los.
Sobre a cláusula de barreira, que ameaça extinguir os pequenos partidos, a exemplo do PC do B, Rebelo limitou-se a dizer que este é o momento de ir às ruas mobilizar os partidários.
A respeito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas, Rebelo disse que é a favor, desde que cumpra as exigências para o funcionamento. Sobre a presença na solenidade de inauguração da nova sede do Correios seria uma atitude política, Rebelo negou qualquer interferência na sucessão estadual.
"A minha presença aqui é um ato de apoio ao estado, não tem nada a ver com a eleição, pois o meu nome não influencia na disputa pelo governo do estado", afirmou.
Para Rebelo, a corrupção nos Correios, que resultou na criação da CPI, não maculou a imagem da instituição, que, em 2005, apresentou um lucro líquido de R$ 400 milhões.