Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Pará suspeita de sarampo em jovem de 19 anos

Um caso de suspeita de sarampo, em Belém, foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará. A secretaria estadual notificou a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) no dia 28 de julho. Novos exames estão sendo realizados para confirmar a doença.

Segundo nota divulgada pela SVS/MS, o suposto enfermo seria um jovem de 19 anos. O exame laboratorial preliminar deu positivo para sarampo. Dois irmãos dele também apresentavam sintomas parecidos, mas o teste feito para detectar a doença deu negativo. Nenhum dos três foram vacinados contra a moléstia.

O sarampo era considerado erradicado no Brasil. Os últimos casos ocorreram em 2006, na Bahia. Ainda há ocorrência da enfermidade nos continentes Europeu, Africano e Asiático. Pessoas que viajaram podem ser contaminadas e voltar para o Brasil com a doença - o jovem com suspeita de ter a enfermidade não relatou viagem recente para o exterior.

O sarampo é um vírus de fácil contágio, com transmissão que ocorre pelo ar. Em geral a pessoa demora cerca de dez dias para apresentar os primeiros sintomas. A vacina para a doença está disponível nos postos de saúde públicos e pode ser aplicada em pessoas a partir dos 12 meses de idade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.