Interior: Desfiles são suspensos
Maringá - Marcos Paulo de Maria, Jornal de Maringá On-line
A precaução com a gripe A (H1N1) provocou o cancelamento dos desfiles de 7 de Setembro em diversas cidades do estado. Campo Mourão, Apucarana, Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel Castro, Jandaia do Sul e Bandeirantes suspenderam os eventos cívicos.
Em Campo Mourão, a administração municipal decidiu seguir a determinação do Ministério Público, para suspensão de eventos que tenham grande público. Todos os anos, cerca de 5 mil pessoas assistem ao desfile, que foi transferido para o dia 10 de outubro, aniversário da cidade.
Para os educadores, o cancelamento representa a perda da oportunidade dos alunos exercerem a atividade cívica. "É um momento de reflexão em torno da cidadania que é afetado", observa a vice-diretora do Colégio Estadual Professor João de Oliveira Gomes, Ana Paula Lopes.
Em Ponta Grossa, o governo municipal organizou sessões cívicas simultâneas menores, sem aglomeração de estudantes. Além do temor da contaminação da gripe, a prefeitura de Guarapuava optou pelo cancelamento por causa dos preparativos. A paralisação das aulas entre 31 de julho e 17 de agosto impediu que os alunos ensaiassem.
O desfile em comemoração à independência do Brasil que acontece nesta segunda-feira, a partir das 9h30, no Centro Cívico de Curitiba, será responsável por uma série de alterações no trânsito da cidade. Por isso, quem quiser prestigiar o evento terá de sair cedo de casa para encontrar uma vaga de estacionamento próximo ao local.
Entre as 0 hora às 14 horas do dia 7, a circulação de veículos será bloqueada da Rua Marechal Hermes, a partir do cruzamento com a Rua Deputado Mário de Barros, se estendendo por toda a Avenida Cândido de Abreu, até a esquina da Rua Inácio Lustosa, na altura da Praça 19 de Dezembro.
Outras vias ao redor da região, entre elas as ruas Mateus Leme, Trajano Reis, Alberto Folloni e Campos Sales também estarão com acesso impedido. Bairros ao redor da região, como o São Francisco, o Ahu, o Juvevê e o Alto da Glória terão ruas e avenidas fechadas. Cerca de 40 cruzamentos serão bloqueados durante a operação realizada pela Diretran e BPTran.
Também por causa do desfile, 63 linhas de ônibus 33 linhas urbanas e 30 linhas metropolitanas sofrerão alteração de percurso. Entre eles, o Interbairros 1, o Inter 2, o Ligeirinho Colombo/CIC, o Curitiba/Colombo (via Guaraci e Rodovia da Uva) e Curitiba/Quatro Barras (via Graciosa e BR-116). Cinco estações-tubo serão desativadas das 6 horas às 14 horas: Palácio Iguaçu, Assembleia, Prefeitura, Comendador Fontana e Praça 19 de Dezembro.
A linha Turismo também terá o seu itinerário alterado. O desvio será feito pela via rápida em direção ao Santa Cândida e pelas ruas Manoel Pedro, Eça de Queiroz e Brasilino Moura, voltando ao seu trajeto original na Mateus Leme. Durante o período, os ônibus não terão parada no Centro Cívico e no Museu Oscar Niemeyer, que estará fechado.
As comemorações em homenagem à Semana da Pátria, que começaram há uma semana (dia 30 de agosto), com a realização da Corrida do Facho, se encerram com a parada cívica. O desfile deste ano terá a participação de 10 mil pessoas, entre elas estudantes, integrantes das Forças Armadas, servidores públicos e representantes de diferentes entidades. Cerca de 70 mil espectadores estão sendo esperados pela organização do evento.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião