Interior: Desfiles são suspensos
Maringá - Marcos Paulo de Maria, Jornal de Maringá On-line
A precaução com a gripe A (H1N1) provocou o cancelamento dos desfiles de 7 de Setembro em diversas cidades do estado. Campo Mourão, Apucarana, Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel Castro, Jandaia do Sul e Bandeirantes suspenderam os eventos cívicos.
Em Campo Mourão, a administração municipal decidiu seguir a determinação do Ministério Público, para suspensão de eventos que tenham grande público. Todos os anos, cerca de 5 mil pessoas assistem ao desfile, que foi transferido para o dia 10 de outubro, aniversário da cidade.
Para os educadores, o cancelamento representa a perda da oportunidade dos alunos exercerem a atividade cívica. "É um momento de reflexão em torno da cidadania que é afetado", observa a vice-diretora do Colégio Estadual Professor João de Oliveira Gomes, Ana Paula Lopes.
Em Ponta Grossa, o governo municipal organizou sessões cívicas simultâneas menores, sem aglomeração de estudantes. Além do temor da contaminação da gripe, a prefeitura de Guarapuava optou pelo cancelamento por causa dos preparativos. A paralisação das aulas entre 31 de julho e 17 de agosto impediu que os alunos ensaiassem.
O desfile em comemoração à independência do Brasil que acontece nesta segunda-feira, a partir das 9h30, no Centro Cívico de Curitiba, será responsável por uma série de alterações no trânsito da cidade. Por isso, quem quiser prestigiar o evento terá de sair cedo de casa para encontrar uma vaga de estacionamento próximo ao local.
Entre as 0 hora às 14 horas do dia 7, a circulação de veículos será bloqueada da Rua Marechal Hermes, a partir do cruzamento com a Rua Deputado Mário de Barros, se estendendo por toda a Avenida Cândido de Abreu, até a esquina da Rua Inácio Lustosa, na altura da Praça 19 de Dezembro.
Outras vias ao redor da região, entre elas as ruas Mateus Leme, Trajano Reis, Alberto Folloni e Campos Sales também estarão com acesso impedido. Bairros ao redor da região, como o São Francisco, o Ahu, o Juvevê e o Alto da Glória terão ruas e avenidas fechadas. Cerca de 40 cruzamentos serão bloqueados durante a operação realizada pela Diretran e BPTran.
Também por causa do desfile, 63 linhas de ônibus 33 linhas urbanas e 30 linhas metropolitanas sofrerão alteração de percurso. Entre eles, o Interbairros 1, o Inter 2, o Ligeirinho Colombo/CIC, o Curitiba/Colombo (via Guaraci e Rodovia da Uva) e Curitiba/Quatro Barras (via Graciosa e BR-116). Cinco estações-tubo serão desativadas das 6 horas às 14 horas: Palácio Iguaçu, Assembleia, Prefeitura, Comendador Fontana e Praça 19 de Dezembro.
A linha Turismo também terá o seu itinerário alterado. O desvio será feito pela via rápida em direção ao Santa Cândida e pelas ruas Manoel Pedro, Eça de Queiroz e Brasilino Moura, voltando ao seu trajeto original na Mateus Leme. Durante o período, os ônibus não terão parada no Centro Cívico e no Museu Oscar Niemeyer, que estará fechado.
As comemorações em homenagem à Semana da Pátria, que começaram há uma semana (dia 30 de agosto), com a realização da Corrida do Facho, se encerram com a parada cívica. O desfile deste ano terá a participação de 10 mil pessoas, entre elas estudantes, integrantes das Forças Armadas, servidores públicos e representantes de diferentes entidades. Cerca de 70 mil espectadores estão sendo esperados pela organização do evento.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora