Tempo
A Parada da Diversidade, que acontecia normalmente em setembro, foi transferida para dezembro para fugir da possibilidade de chuvas. Mesmo assim, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a expectativa é de tempo parcialmente nublado com chuvas e trovoadas ao longo da tarde, com máxima de 25°C e mínima de 15ºC.
Veja os temas das oito edições da Parada
2005 - "Direitos Iguais: Nem mais, nem menos";
2006 - "Respeito Sim, Discriminação Não";
2007 - "Unidos Pela Igualdade e Criminalização da homofobia";
2008 "Viva, Ame e Seja Homofobia não combina com democracia";
2009 "Seus Direitos, Nossos Direitos, Direitos Humanos"; 2010 "Vote contra a homofobia. Defenda a Cidadania";
2011 - "Estamos ao redor do mundo";
2012 - "Seus direitos, nossos direitos, direitos humanos - Por um Paraná livre do machismo, racismo e homofobia";
2013 - "Liberdade e Cidadanida. Defenda a Democracia",
A 16ª edição da Parada da Diversidade de Curitiba acontece neste domingo (1º) entre as 10 horas e as 22 horas, e, como nos outros anos, vai atravessar a Avenida Cândido de Abreu a partir da Praça 19 de Dezembro (Praça do Homem Nu) e seguir até a Praça Nossa Senhora de Salete, onde acontecerão shows com bandas locais. A organização do evento espera que 100 mil pessoas participem da parada, cujo tema deste ano é "Liberdade e Cidadania, Defenda a Democracia".
A expectativa desta edição é reunir um público grandioso e diversificado, como acontece normalmente em Curitiba. "Em 2012, conseguimos fazer com que as pessoas ocupassem as 12 pistas da Cândido de Abreu ao som de seis trios elétricos", lembra o coordenador cultural e produtor da Parada, Márcio Marins.
Ele destaca que a "diversidade" do nome do evento é marcante na cidade, já que ela reúne não apenas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTTT), mas também integrantes de movimentos feministas, negro e famílias heterossexuais. "Essa participação é muito boa, porque dá visibilidade à causa e mostra que somos pessoas normais", aponta Marins.
O tema de 2013, "Liberdade e Cidadania, Defenda a Democracia", serve não apenas para conscientizar a população, mas também como alerta. "A partir desta bandeira, também nos mostramos contrários a problemas que existem dentro do governo, como o [deputado federal] Marco Feliciano", destaca o coordenador da Parada. "É mais um dia de luta, mas com colorido e música. Nós existimos e estamos aí para lutar pelos nossos direitos", acrescenta Marins.
Trânsito
De acordo com a Secretaria de Trânsito (Setran), além da Parada da Diversidade, outros eventos estarão acontecendo simultaneamente, como a Corrida do Parque Tingui e a abertura do Natal na cidade. Por isso, 57 agentes estarão nas ruas de Curitiba para reforçar a segurança no trânsito.
Todas as linhas de ônibus que passam pela região da Cândido de Abreu sofrerão alterações por causa da Parada. Entre elas, a Interbairros I (sentidos horário e anti-horário); Linha Direta Inter 2 (horário e anti-horário); Linha Direta Aeroporto, as linhas convencionais Mateus Leme, Abranches, Jardim Chaparral, Vila Suíça, Barreirinha, Estribo Ahú, Fernando de Noronha, Laranjeiras, Paineiras, Santa Gema, Nossa Senhora de Nazaré, Juvevê/Água Verde, Água Verde/Abranches e Ahú/Los Angeles.
Os motoristas que transitam pelo Centro Cívico também precisam ficar atentos, e o ideal é evitar a região da Cândido de Abreu ao longo do dia. A Setran orienta que quem segue pela rua Campos Salles terá que desviar obrigatoriamente pela rua Mauá; quem vier da rua Heitor Stockler de França, precisa seguir pela Comendador Fontana e Marechal Hermes.
Nos dois sentidos da Doutor Roberto Barrozo, o desvio obrigatório será pela rua Aristides Teixeira. Quem vier pela rua Barão de Antonina terá duas opções: desviar pela rua Duque de Caxias ou seguir por mais uma quadra até dobrar a direita na rua Mateus Leme, por onde é possível chegar à rua Treze de Maio. Mais informações podem ser encontradas no site da prefeitura.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião