O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Newton Pohl Ribas, assinou nesta sexta-feira (02), em Cascavel (Oeste do estado), o termo de adesão formal do Paraná ao plano nacional de prevenção da gripe aviária e da doença de Newcastle. Principal produtor brasileiro de frangos, o estado responde por 25% da produção e da exportação nacional. O Brasil lidera a produção mundial de carne de frango.
Pelo documento, o governo estadual formaliza o enquadramento do estado às recomendações da Instrução Normativa 17, do Ministério da Agricultura. Entre essas recomendações, já seguidas no estado, estão a restrição de entrada de pessoas nas granjas e abatedouros, a restrição do trânsito de aves vivas entre estados e a definição de corredores sanitários para a circulação dessas cargas. Ao governo estadual caberá criar uma legislação específica com as normas e as atividades educativas e de fiscalização.
A gripe aviária já foi detectada na Ásia, África, Europa e Oceania. Infectou cerca de 170 pessoas, das quais 127 morreram. O temor da propagação da doença provocou redução do consumo de carne de frango nesses continentes, resultando na diminuição das exportações brasileiras.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora