O Paraná atingiu na quarta-feira a marca de 7 milhões de eleitores e continua como o sexto maior colégio eleitoral do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

CARREGANDO :)

Como o prazo para cadastramento eleitoral e transferência de títulos termina dia 3 de maio, a expectativa da direção do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná é que neste ano o estado tenha nas eleições de outubro 7,1 milhões de votantes.

Segundo reportagem da edição desta sexta-feira da Gazeta do Povo, de 1988 para cá, o número de eleitores no estado cresceu 49%. Eram 4.693.945 em 1988 e nesta semana o TRE fechou o cadastro com 7.003.891 votantes. Nas eleições de 2004, o Paraná tinha 6,9 milhões de eleitores.

Publicidade

"O grande número de eleitores representa prestígio para o povo do Paraná. Aqueles que quiserem ser representantes do estado vão ter que disputar mais votos", disse o presidente do TRE, desembargador Clotário Portugal Neto. Eleitores na CapitalCuritiba tem hoje 1.200.583 eleitores e é a sétima maior capital do Brasil em número de eleitores, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Fortaleza.

Esses números devem mudar até maio, não só pela data limite de cadastramento como também porque 36 mil eleitores estão ameaçados de terem seus títulos cancelados.

São pessoas que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições (incluindo 2.º turno) e que têm até dia 30 de março para regularizarem a situação no TRE.