Turistas isolados
Cerca de 120 estudantes de três colégios de Curitiba ficaram isolados no Parque Aquático Cascanéia, no município de Gaspar, em Santa Catarina, por causa da chuva.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado, as duas rodovias que dão acesso ao parque, a BR-470 e a SC-470, estão interditadas desde a tarde de sábado por causa de queda de barreira, alagamento na pista e um buraco no asfalto.
Alguns grupos de turistas começaram a deixar o local nesta segunda-feira (24). Até a tarde desta segunda-feira, cerca de cerca de 300 pessoas permaneciam no parque.
Cruz Vermelha arrecada doações no Paraná
A Cruz Vermelha Filial do Paraná está recebendo doações de alimentos não perecíveis para serem enviados às vítimas das enchentes de Santa Catarina. O posto de coleta fica na Avenida Vicente Machado, 1310, no Batel. Contato: 3016-6622.
- Governo federal prepara MP de ajuda às vítimas em SC
- Chuva causa 20 pontos de alagamento em São Paulo
- BR-376 só deve ser liberada na terça-feira
- Mortes pela chuva chegam a 50 em SC
- Chuva provoca rompimento de gasoduto que abastece SC e RS
- 600 estão isolados em parque aquático de SC; 80 são estudantes de Curitiba
O Paraná começou, nesta segunda-feira (24), uma campanha para arrecadação de alimentos, roupas e cobertores, que serão enviados para famílias que perderam suas casas em Santa Catarina (SC). A chuva que caiu nos últimos dias provocou alagamentos e deslizamentos de terra. Segundo Defesa Civil, já contabiliza dezenas de mortes e 42 mil pessoas tiveram que deixar suas casas .
As doações pessoais podem ser feitas nos quartéis do Corpo de Bombeiros e para as doações de grande porte deve-se entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. O coordenador estadual da Defesa Civil e secretário-chefe da Casa Militar do Paraná, tenente-coronel Washington Rosa, contou que, assim que se torne possível, as doações serão encaminhadas via terrestre para o estado vizinho, ou ainda será solicitado apoio da Força Aérea Brasileira para realizar o transporte.
Segundo ele, a força-tarefa enviada a Santa Catarina, por determinação do governador Roberto Requião, respondendo o pedido do governador Luiz Henrique da Silveira, já presta ajuda em Joinville e Itajaí. "O trabalho está sendo dificultado pela forte chuva e pela interrupção de acesso a outras cidades", contou. Um grupo seguia em direção a Gaspar, na tarde desta segunda-feira.
De acordo com Washington, a equipe paranaense levou cerca de 10 horas para realizar o trajeto e 130 quilômetros entre Curitiba e Joinville, por causa das más condições do clima e a barreiras que bloquearam rodovias. Foram enviados 150 homens, equipados com 17 barcos e cães, para busca de desaparecidos. Também estão disponíveis dois helicópteros e um avião, mas o uso das aeronaves está condicionado à melhora do clima.
A Defesa Civil está prestando ainda informações a familiares de paranaenses que estavam a passeio em cidades catarinenses pelo telefone 199.
Paraná
De acordo com ele, no Paraná a situação está sob controle e o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e o Corpo de Bombeiro estão trabalhando para consertar os estragos em Guaratuba e Coroados. Segundo ele, o índice pluviométrico quantidade de chuvas no litoral paranaense para este mês já é recorde nos últimos 12 anos. A média para novembro é de 200 milímetros e, até agora, já foram registrados 604 milímetros.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião