Onze pessoas morreram por causa da dengue no Paraná em 2011. O décimo primeiro óbito foi registrado na regional de saúde de Jacarezinho. A confirmação foi apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no 12º. boletim sobre a situação da dengue no estado divulgado na segunda-feira (4).
Três regionais de saúde concentram as mortes, são elas Jacarezinho (8), Londrina (2) e Cornélio Procópio (1) todas no Norte do Paraná.
Segundo a Sesa, 33.487 casos suspeitos de dengue foram notificados nesse ano. O estado já confirmou 8.267 casos, desses 8.053 são autóctones e 214 importados (situações em que as pessoas contraíram a doença em outros estados). Dos 8.267 casos confirmados, os maiores índices estão nas regionais de saúde de Londrina (4.324 confirmações), Cornélio Procópio (1.422), Foz do Iguaçu (1.095), Jacarezinho (764) e Cascavel (262).
Dengue Tipo 4
O vírus tipo 4 da dengue circula em São Paulo, segundo confirmou a secretaria de saúde do estado vizinho na segunda-feira (4). No Paraná há registros dos tipos 1, 2 e 3 e a Sesa informou que monitora a situação, pois "o risco deste novo tipo do vírus da dengue ser introduzido no Paraná é grande", de acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN).
A população não está imune ao tipo 4 e isso pode aumentar o número de casos graves da doença, segundo explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, em entrevista à AEN. Paz informou que o tipo 4 não é mais infectante do que os demais e possui os mesmos sintomas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora