O Paraná teve mais cinco casos da gripe A H1N1 confirmados nesta sexta-feira (3), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Dois novos casos foram registrados na região de Curitiba e outros dois são da região de Ponta Grossa. O quinto foi confirmado em Maringá. Ao todo, 31 casos da gripe suína já foram detectados no estado.
Uma das situações da capital é de uma mulher que viajou para os Estados Unidos e o outro caso é de uma moça que teve contato com um dos pacientes contaminados com a gripe suína na cidade. Segundo a SESA, todas as pessoas passam bem e estão em isolamento domiciliar. O órgão já começou a busca pelos contatos dos novos casos da gripe A H1N1.
A última contagem do órgão estadual dava conta de que na região de Curitiba havia 17 casos confirmados. As demais regiões do estado com casos da doença são: Ponta Grossa (5), Foz do Iguaçu (2), Londrina (1), Cascavel (1), Toledo (1), Pato Branco (1), Apucarana (1), Umuarama (1) e Maringá (1).
No Paraná existem ainda outros 252 casos suspeitos e 34 sendo monitorados. A Secretária de Saúde disse que os resultados dos exames das situações suspeitas podem demorar até dez dias, por causa da grande quantidade de análises que estão sendo feitas. O órgão afirmou também que não há motivo para suspensão de aulas e demais atividades.
Devem estar atentas as pessoas que retornaram de viagens ao exterior, ou tiveram contato com pessoas que viajaram, e tiverem sintomas como febre, tosse e dor no corpo - no prazo de dez dias procurem um posto de saúde e comuniquem sobre o caso.