É bom o paranaense tirar o seu mais pesado "armamento" contra o frio do guarda-roupa. O dia mais gelado do ano no Paraná deve ser registrado nesta quarta-feira (28). As condições climáticas são mais do que propicias para que isso aconteça. As temperaturas chegam a zero grau em algumas regiões, podendo alcançar escalas negativas nos pontos mais altos do estado. Por isso, é bom ter gorros, casacos, luvas e blusas em mãos. As geadas devem ser registradas em 70% das regiões, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.
A queda acentuada nas temperaturas é causada por uma massa de ar frio que segue sobre o estado. As regiões que mais sofrem com o ar gelado são o Centro-Sul e Oeste do Paraná. A tendência é que este quadro permaneça durante todo a semana, com a possibilidade de uma tímida elevação dos termômetros a partir de sábado (1).
A máxima não passa de 24ºC no estado e será registrada em Umuarama. A mínima deve atingir o extremo Sul, onde Palmas terá 0ºC durante a madrugada e a manhã desta quarta. Em Curitiba, os termômetros oscilam entre 4ºC e 15ºC. No Litoral e no Oeste paranaense, as temperaturas ficam entre 7ºC e 22ºC.
De acordo com o meteorologista Marcelo Brauer, o atual quadro de baixas temperaturas é normal para o período. "Já estava previsto que o inverno entrasse com força a partir do começo desta semana, apesar da estação ter começado na última quarta-feira", disse.
Nas regiões litorâneas, o mar segue agitado, e a recomendação é que embarcações de pequeno e médio porte não sigam para áreas longe da costa. A partir da metade do dia, o ciclone extratropical, que causa a agitação das águas e cujo centro está próximo às praias gaúchas, se afasta do continente e o mar fica mais calmo.