A próxima semana deverá ser ainda mais fria em todo o Paraná. E quem anuncia a semana é um sábado (9) com rajadas de vento e um domingo (10) chuvoso. De acordo com o meteorologista do Simepar, Tarcizio Valentin da Costa, a causa disso tudo é uma frente fria prevista para chegar no estado até domingo (10).
Mas os efeitos da frente fria devem atingir principalmente o centro-sul e o sudeste do Estado. “É uma frente fria com características não continentais. Por isso, ela fica mais posicionada próxima ao oceano”, explica Costa.
No sábado, a previsão é de ventos fortes, anunciando a chegada da frente fria. No domingo, quando a frente fria se instala no Estado, estão previstas chuvas, cuja intensidade o Simepar ainda não consegue prever nesta sexta-feira (8). “Normalmente, a frente fria traz chuvas significativas, mas a intensidade delas ainda não dá para saber”, reforça o meteorologista.
A temperatura durante todo o final de semana, contudo, não deve ter variações importantes. Em Curitiba e região metropolitana, as temperaturas registradas nesta sexta-feira (8) devem se repetir. A temperatura máxima deve ser de 17 graus e a mínima de 9 graus, geralmente registrada entre 6h e 7h da manhã. “No fim de semana não deve esfriar mais do que já está”, diz.
Mas, já a partir de segunda-feira (11), as temperaturas começam a cair. Um resfriamento acentuado está previsto para terça-feira (12). “Ainda não dá para falar de geada. E também não temos como medir ainda o declínio da temperatura. Mas certamente ficará mais frio do que está hoje”, explica.
A massa de ar gerada pela passagem da frente fria, e que provoca a queda nas temperaturas, deve permanecer, pelo menos, até sexta-feira (15).