O Paraná deve registrar na madrugada desta terça-feira (18) a primeira geada do ano. Uma massa de ar polar que está sobre a Região Sul do Brasil provoca uma queda significativa de temperatura. O frio deve atingir principalmente o Centro-Sul e o Centro-Oeste do estado e, aliado à diminuição de nebulosidade, deve provocar a formação de geada em Palmas, no Sul.
"As temperaturas já estão baixas há dois dias. Porém, o céu aberto favorece ainda mais a formação de geada na região Sul do Paraná, onde a mínima deve chegar a 5ºC em Palmas", explica Samuel Braun, meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar.
Mas o fenômeno terá curta duração, segundo o meteorologista. Para os próximos dias o tempo deve ficar estável a as temperaturas voltam a subir. Nas outras regiões do estado, a terça-feira será de tempo bom e sem chuvas fortes. Em Curitiba, o céu permanece nublado durante quase todo o dia e os termômetros oscilam entre 10ºC e 18ºC.
A máxima do estado deve ser registrada em Foz do Iguaçu, no Oeste, e Umuarama, no Noroeste, com 24ºC. Na região dos Campos Gerais, Ponta Grossa marca 8ºC e 19ºC. No Norte, Londrina terá temperaturas entre 9ºC e 22ºC.
Ressacas
De acordo com a Agência Brasil, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional divulgou nesta segunda-feira (17) um alerta sobre a possibilidade do Litoral do Paraná sofrer com mar agitado na terça-feira. O alerta vale também para o São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
A previsão é que as ondas em alto mar atinjam até quatro metros no Paraná, Rio de Janeiro e de São Paulo e até cinco metros no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.