Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vítimas da violência

Paraná é 5.º com mais mortes por habitante

O Paraná está entre os cinco estados do país com os piores índices de mortes em acidentes de trânsito. Os dados são do Sistema de In­­for­mações de Mortalidade do Mi­­nis­tério da Saúde, e se referem a 2008, o último ano disponível até o mo­­mento. O Paraná tem situação me­­lhor apenas do que Rorai­ma, To­­cantins, Santa Catarina e Mato Grosso. Enquanto nos países de­­senvolvidos registra-se a morte de 5 pessoas por grupo de 100 mil habitantes, no Brasil este índice che­ga a quase 19. A taxa paranaense em 2008 foi de 28,3 mortes para um grupo de 100 mil habitantes.

Amanhã, em Nova Ior­que, a Orga­nização das Nações Unidas (ONU) deve declarar o período 2011-2020 como a Década Mundial de Ações de Trân­sito. O trânsito é considerado pe­­la Organização Mundial de Saúde (OMS) como problema de saúde pública, responsável por 1,3 milhão de mortos e 50 milhões de feridos por ano.

Em Curitiba, o tema da segurança no trânsito estará em debate na semana que vem, nos dias 8 e 9 de março, durante o Seminário Viver Seguro no Trânsito, no Par­que Barigui. Na manhã do dia 8 será inaugurado o Memorial das Vítimas de Acidentes de Trânsito. Durante o seminário também será apresentado o projeto do Observa­tó­­rio de Trânsito do Para­ná, de autoria do coordenador executivo do evento e especialista em segurança no trânsito J. Pedro Correa. O Observatório será uma organização não governamental que terá banco de estudos sobre acidentalidade no trânsito para servir cidades e estados. Segundo Corrêa, ainda não há estatísticas confiáveis neste setor. "Temos os números das estradas separados das cidades, e não são levadas em conta as mortes nos hospitais", diz.

O observatório deve iniciar suas atividades em 30 municípios paranaenses que integram o Sistema Nacional de Trânsito e contará com o apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos. Informações sobre o evento estão no site viverseguronotransito.org.br/blog/.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.