15 mil alunos que conquistaram uma vaga nas instituições federais de ensino pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vão ter de mudar de estado para estudar.
3.970 alunos se matricularam em instituições universitárias do Paraná pelo Sisu. 1.068 (27%) são de outras unidades da federação.
Dos quase 119 mil calouros que conquistaram uma vaga nas instituições federais de ensino em 2013 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 15 mil (13%) optaram por estudar em outro estado. Destes, 5 mil (um terço) escolherem cursar a faculdade em uma unidade da federação não limítrofe ao seu estado de origem.
Nesse universo, o Paraná é o estado que, em números proporcionais com a quantidade de matrículas registradas, recebeu mais calouros de outros estados em 2013. Neste ano, dos 3.970 matriculados nas instituições do estado pelo Sisu, 1.068 (cerca de 27%) são de outras unidades da federação. Em números absolutos, Minas Gerais foi o estado com mais matrículas de estudantes de outras unidades da federação: 2.437 calouros.
São Paulo
O estado que mais exportou calouros foi o de São Paulo. Do total de matriculados no Sisu (13.724), 4.839 estudantes conquistaram uma vaga em instituições de outros estados, 673 deles no Paraná. Depois de São Paulo, Minas Gerais foi o estado que mais "perdeu" estudantes. Foram 1.342 (11%) dos 12.427 matriculados. Do Paraná, 423 estudantes fizeram a matrícula em outros estados.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora