O Hospital de Clínicas de Curitiba (HC) deu o pontapé inicial em uma parceria que busca tirar o Brasil da posição de líder nos índices de mortes causadas por infecções em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e a Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib) vai permitir que, com a adoção de procedimentos clínicos básicos, seja possível baixar os números de mortalidade em hospitais públicos causados pela sepse também chamada de infecção hospitalar.
O Programa de Otimização do Tratamento da Síndrome Séptica (POTTS), apresentado nesta terça-feira (11) durante a reunião do secretariado estadual, deve instituir ações preventivas que vão evitar que um foco infeccioso evolua para sepse grave e se torne fatal. A sepse provoca 400 mil mortes ao ano no Brasil. Ao lado da Malásia, o país é líder no número de mortes por infecção hospitalar. A falta de uma padronização nos procedimentos básicos de atendimento em hospitais públicos brasileiros é tida como o maior problema a ser combatido.
O Paraná é o primeiro estado do país a adotar o programa. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, o projeto piloto introduzido no estado nasceu da necessidade de se encontrar alternativas para resolver o problema grave de filas e do alto índice de mortalidade verificado nos leitos de UTIs. A instalação inicial no HC implementou recomendações baseadas em protocolo internacional, no sentido de reconhecer e tratar a sepse o mais rapidamente possível. O programa deve ser estendido também ao Hospital do Trabalhador, Hospital Estadual de Cascavel, no Oeste do estado, e Hospital Estadual de Londrina, no Norte. O chefe da UTI adulta do HC, Álvaro Réa Neto, explica que o protocolo baseado em critérios simples de verificação da história clínica do paciente que deveriam ser rotina em qualquer pronto-socorro. Além destes procedimentos, um "pacote" de medidas introduzidas na rotina do hospital procura garantir o combate imediato a um foco infeccioso.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora