O Paraná é o primeiro estado a atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. O estado já imunizou 95,2% das crianças menores de 5 anos. De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), já foram vacinadas 694.783 crianças das 729 mil que compõem o público-alvo.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, apesar de ter alcançado a meta, a campanha no Paraná continuará até o dia 30 de junho. Contudo, em Curitiba, as unidades básicas de saúde ficam fechadas até domingo devido ao feriado de Corpus Christi. Já moradores das cidades do interior do estado devem entrar em contato com as prefeituras para saber se haverá ou não vacinação contra a pólio no feriado.
Na primeira etapa da campanha foi disponibilizado 1,1 milhão de doses da vacina, distribuídas entre todas as unidades de saúde e em postos volantes organizados pelos municípios. A segunda etapa da campanha começa no dia 13 de agosto.
Curitiba atingiu a meta de imunização já no último sábado, quando a campanha teve início em todo o país. O índice alcançado foi de 99,6% das crianças entre zero e 5 anos incompletos (113.801 de meninos e meninas). A meta era vacinar pelo menos 108 mil pessoas nessa faixa etária na capital. De acordo com o Ministério da Saúde, no mínimo, 95% do público-alvo deve ser imunizado.