O governo do estado está organizando uma feira de ações sociais, que acontecerá entre os dias 1.º e 7 de setembro em frente ao Palácio Iguaçu. Nela a meta é atender cerca de 100 mil pessoas carentes da Região Metropolitana de Curitiba.
São 50 serviços essenciais relacionados à cidadania nas áreas de saúde, educação, cultura, habitação, meio ambiente, segurança, justiça, trabalho, agricultura e turismo, entre outras. Todas são gratuitas e estarão disponíveis das 9 às 17 horas, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.
Desenvolvido há um ano, o programa, também chamado de Feira de Serviços Gratuitos, já foi realizado em sete municípios paranaenses, totalizando mais de 800 mil atendimentos.
Cerca de 500 pessoas trabalharão para garantir o atendimento à população, em 30 estandes cada um oferecendo oportunidades diferentes. Informações, cadastramentos, emissão de documentos, programas sociais, orientações médicas, palestras, oficinas, atividades lúdicas e de recreação são alguns dos serviços oferecidos durante a feira.
Segundo reportagem da Gazeta do Povo, é importante que as pessoas façam um cadastro prévio. Para participar, a pessoa deve procurar a ação social de seu município. No caso dos curitibanos, a triagem antecipada acontece nas Ruas da Cidadania e na Fundação de Ação Social (FAS). "Isso não significa que aquele que for diretamente à feira não será atendido. Mas existem serviços, como a emissão de documentos e registros civis, por exemplo, que precisam de documentação específica e a triagem permite informar ao cidadão antecipadamente o que ele vai precisar no dia", conta a coordenadora do programa, Clecy Amadori. Ela lembra ainda que a triagem é importante para selecionar as pessoas que realmente não têm condições financeiras de pagar pelos serviços.
Programação
O Paraná em Ação ocorre entre os dias 1.º e 7 de setembro, das 9 às 17 horas, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. São mais de 50 serviços, oferecidos gratuitamente à população carente.
* Cadastramento e informações sobre programas sociais como Leite das Crianças, Luz Fraterna, 1.º Emprego, Narcodenúncia, Paraná Alfabetizado, Patrulha Escolar.
* Habilitação para concessão de benefícios do INSS.
* Emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho.
* Consultas sobre constituição de empresas e emissão de certidão simplificada.
* Acesso gratuito à internet.
* Orientação sobre autorizações e licenciamentos em órgãos ambientais.
* Informações sobre serviços judiciários e registros civis.
* Orientações médicas como saúde bucal, avaliação física, verificação de pressão, teste de glicemia e visão, distribuição de preservativos e saúde da mulher.
* Atividades lúdicas relacionadas à educação ambiental e de trânsito.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião