O Paraná está entre os dez estados mais bem colocados no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), relativo a 2005. O estado paranaense, de acordo com pesquisa divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), ocupa a sexta posição. Nos primeiros lugares ficaram o Distrito Federal (1º), Santa Catarina (2º), São Paulo (3º), Rio de Janeiro (4º) e Rio Grande do Sul (5º). Atrás do Paraná estão Espírito Santo (7º), Mato Grosso do Sul (8º), Goiás (9º) e Minas Gerais (10º).
Confirmando estatísticas anteriores, as regiões Norte e, principalmente, Nordeste, foram as que atingiram os piores níveis de IDH. As últimas nove posições no ranking foram ocupadas justamente pelos nove estados nordestinos.
Cálculo
Para calcular o IDH das regiões, estados e municípios brasileiros, é feita a média de três componentes. Em relação a longevidade, é considerada a expectativa de vida ao nascer. Já na educação, analisa-se a taxa de freqüência dos alunos. O último fator é a renda familiar per capita. O índice varia entre 0 e 1 e, quanto maior for a nota, maior é o desenvolvimento.
No relatório referente aos países, divulgado em 2007, o mesmo índice foi alcançado pelo Brasil, garantindo a última posição entre as 70 nações de alto desenvolvimento humano.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora