As crianças menores de cinco anos que ainda não receberam a vacina contra a poliomielite podem receber o medicamento até o dia 27 de agosto. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) decidiu prorrogara a campanha de vacinação por mais duas semanas porque o estado não alcançou a meta de imunizar pelo menos 95% do público-alvo. No último sábado (14), foram imunizadas 597.675 crianças, o que equivale a 77,58%, de acordo com dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
Curitiba deve continuar a imunização, apesar de ter atingido a meta neste sábado. Na capital, foram imunizadas 114.109 crianças menores de 5 anos, o que equivale a 94,86% do total. De acordo com informações da assessoria de imprensa, a cidade deve continuar com a imunização nos postos de saúde porque, além de ampliar a cobertura vacinal, as pessoas que vêm de outras cidades e passam por Curitiba podem aproveitar a oportunidade para vacinar os pequenos.
No Brasil, 9.492.126 crianças receberam a gotinha. Esse número equivale a 61,39% do público-alvo.
Primeira fase
Na primeira etapa da imunização contra a pólio, feita entre os dias 12 e 26 de junho, foram imunizadas 727.509 mil crianças menores de cinco anos em todo o estado. O número equivale a 94,4% do público-alvo. Em Curitiba, 121.087 crianças receberam a vacina, o que correspondia a 95,87% da faixa etária na ocasião.
Doença
A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa e foi considerada erradicada do Brasil há 16 anos. A prevenção continua, pois o vírus que causa a paralisia pode ser transportado de um país para outro. No Paraná, o último caso registrado da doença foi em 1986, em Campo Largo, na região metropolitana. Em Curitiba, a doença está erradicada há 24 anos.