Quase um mês depois do início da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) no Paraná, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) estima que pelo menos 158.600 meninas de 11 a 13 anos foram imunizadas até esta quarta-feira (9). O processo teve início no dia 10 de março. O número corresponde a 61% das 260 mil jovens dentro dessa faixa etária. De acordo com a Sesa, a previsão é que a meta de 80% seja atingida até a próxima sexta-feira (11).
Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que até a última sexta (4), quando saiu o levantamento mais recente, 25.905 meninas foram imunizadas, o que corresponde a 66% do público de 40 mil dentro dessa faixa etária. Assim como o governo estadual, a meta é que as vacinas alcancem 80% do total deste público. Conforme a secretaria municipal, um novo balanço será apresentado na quinta-feira.
Na capital, as vacinas estão disponíveis em todas as 109 unidades de saúde, afirma a SMS. Já no estado, a Sesa afirma que a orientação é que os postos de todos os municípios as tenham, mas informa que é possível que em alguns locais elas estejam esgotadas, já que em algumas cidades houve imunizações nas escolas municipais. Para saber em quais unidades ainda há vacinas, os pais devem ligar para a secretaria de saúde de cada município.
HPV
O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero entre as mulheres em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
Neste ano, a imunização foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação, o que significa que ela estará disponível de modo permanente para a população.
Depois da primeira dose, as meninas devem voltar às unidades de saúde seis meses depois para uma segunda etapa de vacinação. Já a terceira deve ser tomada cinco anos depois da primeira vacina.