A varicela, também conhecida como catapora, é uma doença comum nesta época do ano e o número de ocorrências registradas no Paraná em 2010 está acima da média dos anos anteriores. Entre janeiro e setembro deste ano foram quase 12 mil casos confirmados da doença em todo o estado, 1,5 mil a mais do que o registrado nos doze meses do ano passado.
Os sintomas mais comuns são febre alta, coceira e manchas pelo corpo. A varicela é altamente transmissível e atinge principalmente crianças de um a quatro anos. Em um hospital infantil de Curitiba, foram atendidas 602 crianças vítimas da varicela entre agosto e outubro de 2010, seis vezes mais do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com a reportagem do telejornal Paraná, da RPC TV, a vacina, que não faz parte do calendário oficial de vacinação do governo, está em falta. Em hospitais particulares, a dose chega a custar R$ 100, mas novas vacinas só devem chegar na próxima semana.
Mesmo não sendo uma doença grave, a varicela precisa ser tratada de forma adequada para não trazer complicações. Entre os grupos de risco estão mulheres grávidas, pessoas com baixa imunidade, pacientes que estão realizando tratamentos como quimioterapia e portadores de vírus como o HIV. Estes grupos devem evitar ao máximo o contato com pessoas com varicela e, caso seja inevitável, devem procurar um médico assim que possível para que a doença não evolua.