O sistema de monitoramento de presos - que prevê o uso de uma tornozeleira que emite informações por meio de redes de celular - foi lançado nesta quarta-feira em Curitiba, no Paraná - estado em que o equipamento foi desenvolvido. Ainda na espera por apreciação na Câmara Federal, o sistema, se aprovado, só deve entrar em funcionamento no segundo semestre de 2007.
O Paraná, apesar de ser sede do desenvolvimento do sistema, ainda não se manifestou sobre a adoção da tornozeleira em presos. O equipamento, que está sendo chamado de SAC (Sistema de Acompanhamento de Custódio) 24, foi desenvolvido no Paraná pela empresa Spacecomm Comunicações e Tecnologia em parceria com o Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), que é um centro de pesquisa mantido com ajuda de entidades públicas e privadas no estado.
Segundo informações do site oficial do governo do estado, os aparelhos, produzidos sob encomenda, permitem o monitoramento eletrônico de presos em regime aberto ou semi-aberto de progressão de pena, livramento condicional e prisão domiciliar.
O sistema prevê por meio da internet, mapear a movimentação de presos, com alertas quando da transgressão de regras comportamentais definidas pela autoridade responsável. Compõem o sistema uma central de processamento, armazenamento e gerenciamento de informações, unidades portáteis de rastreamento e tornozeleiras que se comunicam entre si através de ondas de rádio e com a central de gerenciamento através da comunicação de dados por celular (GPRS).
A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Seju) ainda não confirmou o uso do novo sistema. O secretário da Seju, o desembargador Jair Ramos Braga, não foi encontrado pela reportagem para comentar o assunto. Já o coronel Honório Olavo Bortolini, coordenador do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) disse apenas, por telefone, que o assunto foi apresentado pelo Lactec, ainda em forma de estudo durante a última "Escolinha de Governo", realizada no dia 24 de abril - reunião semanal do governador com o secretariado. Desde aquela data, conta Bortolini, nada mais sobre o assunto foi comentado.
Drex: o que é o “real digital” e por que a direita está em campanha contra ele
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Enquete: qual é a sua opinião sobre o fim da jornada 6×1?
Com apoio de estatais, festival organizado por Janja será pago com dinheiro público; acompanhe o Entrelinhas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião