De janeiro a novembro, o total de mortes registradas pela Polícia Rodoviária Federal no Paraná caiu 25% em relação aos mesmos 11 meses de 2014, informou o órgão nesta segunda-feira (28). Isso significa uma redução 712 para 533 óbitos – 179 a menos. O total de feridos caiu 14%, de 10,3 mil para 8,9 mil.
Em média, ao longo dos últimos anos, morrem duas pessoas por dia nos cerca de quatro mil quilômetros de malha viária federal no Paraná. Ou quatro pessoas a cada dois dias. Mas, de acordo com a PRF, ao final deste ano de 2015, é possível que essa média venha a cair de quatro para três mortes.
Razões
Uma das possíveis razões para essa queda significativa das mortes é a recente ampliação dos valores das multas por ultrapassagens irregulares, em vigor desde novembro de 2014, aponta o órgão. Essas manobras provocam colisões frontais, cujo índice de letalidade é alto.
Entre as principais causas de acidentes registradas pelos policiais rodoviários federais estão velocidade incompatível com o trecho, desatenção, não manter distância de segurança, embriaguez e desrespeito à sinalização.