Em números absolutos, o Paraná é o estado que registrou o maior déficit habitacional entre os estados da região Sul. Segundo o Ipea, o índice por aqui compreende 217,7 mil residências (6,1% do total de domicílios do estado). Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm, respectivamente, déficit de 182,6 mil e 132,8 mil domicílios.
Além disso, a tendência de queda que ocorreu nacionalmente não é registrada no Paraná. O índice vem oscilando ao longo dos últimos anos. De 2011 para 2012, por exemplo, o déficit habitacional do estado aumentou 2,5%.
Para a professora Priscila Zanon Monteiro, os investimentos em infraestrutura realizados no Paraná fizeram com que os imóveis se valorizassem acima da média nacional. "Com isso, a maior parte da população não conseguiu ter acesso à residência", explicou.
O Ipea, no entanto, destaca que, ao lado da Região Sudeste, a região Sul é a que apresenta os menores déficits habitacionais relativos em relação a sua população. Parte dos bons resultados do Sul do país foi puxado pelo Rio Grande do Sul, que conseguiu reduzir o índice em 32%, entre 2007 e 2012.