Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Utilidade pública

Paraná precisa aumentar em 30% a doação de sangue

Doação é rápida, segura e não prejudica a saúde | Andre Rodrigues/ Gazeta do Povo
Doação é rápida, segura e não prejudica a saúde (Foto: Andre Rodrigues/ Gazeta do Povo)

As doações de sangue precisam aumentar em 30% no Paraná para atender a toda a demanda do estado, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Com a chegada do inverno, o número de doadores cai em torno de 40%. Para manter os estoques regulares são necessárias de 150 a 200 doações por dia apenas na unidade de coleta de Curitiba. Nesta época do ano, porém, a média é de 80 a 100 doações por dia na capital.

O Hemepar distribui sangue e hemoderivados para 384 hospitais públicos do Paraná. Destes, 42 são de Curitiba e região metropolitana. O processo de doação dura 40 minutos, é seguro e não prejudica a saúde.

Pode doar sangue qualquer pessoa entre 16 e 69 anos que esteja em boas condições de saúde e pesem mais de 50 quilos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis. Também é preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação.

Pessoas que tiveram um resfriado precisam aguardar pelo menos sete dias depois do desaparecimento dos sintomas. Mulheres grávidas também ficam impedidas de doar durante a gestação. Para mulheres que já tiveram filhos, a doação é proibida por 90 dias depois de parto normal e 180 dias após cesariana. Se estiver amamentando, também não é aconselhável doar.

Também é proibido doar sangue se o doador tiver ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses também precisa aguardar.

Quem teve hepatite até os 11 anos de idade, malária e portadores do HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas não podem doar. Quem usa drogas ilícitas injetáveis também fica impedido.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.