Os paranaenses engataram a quinta marcha e acabaram fazendo bonito no Dia do Desafio. Exatas 3.341.382 pessoas se dispuseram a fazer exercícios durante 15 minutos nas 132 cidades participantes no estado, segundo dados divulgados pelo Sesc-PR (Serviço Social do Comércio) após o encerramento da promoção. A iniciativa para incentivar a prática de atividades físicas e um estilo de vida mais saudável foi organizada pelo Sesc-PR em parceria com as prefeituras.
O número corresponde a 34,93% da população do estado (segundo o Censo 2000) e é 5,5% maior que a parcela atingida no ano passado: 2.727.552 pessoas ou 28,52% dos paranaenses. Em Curitiba, a adesão cresceu quase 10% de 745.296 pessoas em 2005 (46,95% dos habitantes) para 883.225 pessoas (55,64%) este ano.
Em ambos os casos, porém, a organização esperava atingir 72% dos moradores. "Fizemos essa projeção porque o número de cidades participantes cresceu nessa faixa de 72%, de 78 para 132 municípios, e tínhamos a idéia de que a adesão crescesse na mesma proporção", comentou o diretor de operações do Sesc-PR, Marcus Vinicius de Mello. "Mas sabíamos que era muito difícil conseguir esse índice sem uma campanha maciça nos meios de comunicação."
Na disputa de Curitiba com a cidade mexicana de Miguel Hidalgo houve "goleada" sim, mas a favor da capital paranaense: os 55,64% de adesão dos curitibanos "fulminaram" a marca da rival 20 mil participantes em 1,56 milhão de moradores, apenas 1,28% da população. Mello lembra que todas as cidades que participam do Dia do Desafio no mundo, ganhando ou perdendo, recebem um certificado de honra ao mérito, reconhecido pela Trim & Fitness International Sport for All Association, estatal alemã que promove o evento no mundo, e pela Unesco, a divisão da ONU para o esporte e a cultura.
O Sesc-PR investiu mais de R$ 270 mil no evento local, onde trabalharam cerca de 2 mil pessoas (entre funcionários e voluntários). "O balanço foi positivo, o tempo colaborou e, graças à parceria com a prefeitura, atingimos o objetivo maior que era procurar conscientizar um número maior de pessoas sobre os benefícios das atividades físicas", resumiu Mello.
O Dia do Desafio surgiu em 1983 no Canadá, quando um prefeito teve uma idéia inusitada para ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica no inverno: às 15 horas, quando já estava escuro e a população ligava as luzes e aquecedores, ele reuniu os concidadãos para umas voltas ao redor do quarteirão. Ao longo dos anos, a iniciativa foi adotada por outros países e se tornou símbolo da luta contra o sedentarismo.